Contact Service



Acesso Restrito

Saiba como ser atrativo no mercado de trabalho

Muitos profissionais queixam-se de escassez nas oportunidades de emprego. De fato, existe uma baixa oferta de emprego em alguns setores, unida a uma alta exigência de qualificação. Mas será que a única explicação para o desemprego  é o mercado  que está saturado?

A tarefa de tornar-se atrativo para as empresas não é fácil diante da alta concorrência e, assim, muitos candidatos vão ficando para trás. Neste ano (2013) Salvador foi apontada como a capital com maior índice de desemprego (Fonte: IBGE). Por outro lado, os empregadores alegam uma escassez de profissionais qualificados para assumir determinadas funções. Confira algumas dicas para tornar-se um profissional com destaque em sua área:

(1) ATUALIZE SEU CURRÍCULO

Informe-se sobre quais informações devem ser contidas em um currículo. Descreva suas experiências, apontando o período de cada uma delas e as funções desempenhadas de maneira clara e objetiva. Especifique seus cursos e conhecimentos. Lembre-se:  O currículo é a nossa primeira imagem para empresa!

(2) INVISTA EM QUALIFICAÇÃO

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Por isso reserve parte de suas finanças para investir em qualificação na sua área. Informe-se sobre cursos e especializações que estão em pauta na sua profissão.

(3)  SE ATUALIZE

A internet nos oferece a possibilidade de ter acesso a diversos conteúdos informativos de maneira gratuita. Portanto, utilize seu tempo livre para ler artigos, textos e notícias sobre assuntos da sua área de atuação. Isso vai ajudar no momento da entrevista de emprego, no qual você poderá mostrar-se atualizado e interessado pelo conhecimento. Importante: Verifique a confiabilidade das fontes de informação na internet!

(4) MOSTRE-SE! NÃO DEIXE A OPORTUNIDADE PASSAR

Não adianta se qualificar e cruzar os braços a espera de trabalho. O profissional competitivo é pro-ativo corre atrás das oportunidades. Inscreva-se nos sites de emprego na internet, acompanhe os jornais e comunidades na internet relacionadas à sua área de atuação. Também encaminhe seu currículo a pessoas que você conhece que poderiam ter conhecimento de algumas oportunidades.

(5) MANTENHA UMA BOA POSTURA NA ENTREVISTA

Se conseguiu uma entrevista, Parabéns! Mas é necessário assegurar uma boa postura durante a entrevista. Primeiro, é hora de desfazer os mitos acerca da entrevista. Ela é uma conversa entre candidato e empregador, que precisa saber quem você é e o que pode oferecer à sua empresa. Portanto, seja seguro! Cuide do vestuário, que deve ser adequado ao ambiente de seleção. Evite uso de gírias ou termos coloquiais. Responda às perguntas com franqueza e firmeza. Dica: olhe nos olhos do seu entrevistador!

E o mais importante: nunca desista! Se um outro candidato aproximou-se mais de uma vaga, não perca o ânimo. Continue sua busca! Boa Sorte!

Ana Rosa Boaventura
Analista de Recursos Humanos
Contact Service Recursos Humanos








Contact Service

Avenida Luiz Tarquínio, 1904, Edf. MAG Empresarial, Mezanino, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Tel. (71) 3419-0761 | vagas@contactservice.com.br | curriculo@contactservice.com.br